Todo mundo gosta de curtir uma boa festa. E o réveillon está chegando, o que para muita gente significa excesso de comida e bebidas. O ideal é não exagerar, mas para aqueles que não conseguirem se controlar é preciso tomar alguns cuidados para evitar a ressaca, que significa exaustão metabólica, principalmente na região do fígado.
Afinal, esse importante órgão do nosso aparelho digestivo precisa de um tempo para recuperar suas funções habituais após os exageros.
Para evitar a desidratação, o aconselhável é que as pessoas se alimentem antes de fazer a ingestão de bebidas alcoólicas, pois a absorção do álcool pela mucosa estomacal vai ser mais rápida e a ação do metabolismo no fígado causa a ressaca no outro dia. É recomendável também a ingestão de água antes, durante e após o consumo de bebidas alcóolicas para se manter hidratado.
Apesar da recomendação dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para que as pessoas consumam no máximo o equivalente a duas taças de vinho ou três copos de cerveja por dia, é difícil mensurar, já que o organismo de cada pessoa reage de maneira diferente.
Segundo o médico Pablo Rodrigo de Andrade, especialista em saúde da família, como as pessoas, na maioria das vezes, consomem essa quantidade de uma única vez, aos finais de semana e festas, não existe um limite, pois, os organismos reagem de maneiras diferentes. Então, é preciso ter bom senso e cada um saber qual é o seu limite, afirma.