Nesta segunda-feira (20), o Ministério da Educação (MEC) lançou o Programa para Expansão da EaD nas Universidades Públicas Federais – Reuni Digital. De acordo com o secretário de educação superior além de ampliar o acesso, o programa pretende fomentar a permanência dos discentes na educação superior, por meio da educação a distância (EaD).
Segundo a basta, estará disponível 5.020 novas matrículas por ano. Durante a cerimônia, o ministro da Educação, Vitor Godoy, assinou uma portaria com autorização para criação de 152 novos cargos de docentes no programa. Eles vão atuar em 14 cursos de graduação. Dessa forma, os cursos acontecem através das universidades federais em diferentes regiões do país.
Com o objetivo de contribuir para o alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), em destaque a meta 12, que estabeleceu em 33% o percentual de matrículas para a população de 18 a 24 anos (taxa líquida) e em 50% para a população em geral (taxa bruta) até o ano de 2024.
Além disso, o MEC realizou a apresentação de coletânea de cinco estudos desenvolvidos ao longo de dois anos pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) e o portal do Reuni Digital. Os estudos também trazem a Análise dos Desafios para a Expansão da EaD no Brasil; o Plano de Expansão da EaD para estabelecer os objetivos; bem como as metas e ações articuladas visando a consolidação da proposta de expansão; Assim como, o Monitoramento do Plano, um documento voltado ao acompanhamento dos desdobramentos e avaliação dos resultados do Reuni Digital.0