Portal Saúde no Ar



Retorno de câncer de mama é detectado por novo exame de sangue

O retorno do câncer de mama pode ser detectado por um novo exame de sangue, ainda em fase experimenta, aponta um estudo inglês.  De acordo com os cientistas da organização britânica Institute of Cancer Research, traços de câncer de mama foram encontrados em um grupo de mulheres oito meses antes do período em que ele normalmente seria detectado. As informações são da BBC Brasil.

Durante o estudo, pesquisadores acompanharam 55 mulheres. Todas as participantes, tiveram um tipo de câncer. Das 55 pacientes que integraram a pesquisa, 15 enfrentaram retornos dos tumores, e 12 foram diagnosticadas pelo novo teste anteriormente, segundo a pesquisa divulgada na publicação Science Translational Medicine.

No entanto, três mulheres não tiveram o retorno detectado pelo exame de sangue. Cientistas acreditam que isso ocorreu devido a propagação do câncer no cérebro, onde um mecanismo de proteção impediu que os traços de câncer chegassem à corrente sanguínea.

Pesquisadores destacam que a vantagem da detecção precoce da doença, pode aumentar a chance de sobrevida do paciente, o que possibilita a administração mais cedo dos tratamentos com quimioterapia. Eles salientam ainda que a recidiva pode ocorrer quando uma cirurgia não consegue retirar todo o tumor ou se não estiver espalhado em outras partes do corpo.

No teste, é analisado o DNA que sofreu mutação do tumor; em seguida, traços dessa mutação são rastreados no sangue.

“Encontrar maneiras menos invasivas de diagnosticar e monitorar o câncer é crucial e amostras sanguíneos estão surgindo como um caminho possível para reunir informações cruciais sobre a doença, pescando fragmentos do DNA do tumor ou células cancerosas que passaram para a corrente sanguíneo”, destaca o oncologista Nick Peel, da instituição Cancer Research UK.

Cientistas ainda não tem previsão de quando o novo de exame de sangue estará disponível para os pacientes, no entanto, apontam que os testes são promissores e podem auxiliar nos tratamentos personalizados contra o tumor, além de ajudar na busca da cura do câncer.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.