Respiração de fumantes será avaliada em mutirão de saúde na capital baiana

No próximo dia 20, os fumantes acima dos 40 anos ou com mais de 35 anos fazendo o uso do fumo que apresentam sintomas respiratórios poderão realizar, gratuitamente, o exame de espirometria, que avalia a capacidade pulmonar e diagnostica a DPOC precocemente. A ação acontece na Praça na Piedade, das 8h às 17h, na capital baiana.

A iniciativa da Associação Bahiana de Medicina, com apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, faz alusão ao Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC. A mobilização conta com a participação de médicos e estudantes de medicina de várias instituições.

Na ocasião, os adeptos ao fumo serão orientados e encaminhados aos centros de referência para tratamento de tabagismo ou DPOC, caso o exame confirme a doença. De acordo com o médico Guilhardo Fontes Ribeiro, a ideia é conscientizar a população sobre a enfermidade e a importância da prevenção, uma vez que falta conhecimento sobre a doença e boa parte da população não sabe o que significa.

Aproximadamente 7 milhões de brasileiros são portadores da DPOC, segundo a estimativa do Ministério da Saúde. No estado baiano, a doença atinge cerca de 320 mil pessoas.

*Redação Saúde no Ar Salvador (L.O)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.