Resiliência: um caminho para a boa saúde mental

O momento pelo qual passamos não é fácil e, entre muitas coisas que são necessárias para enfrentar esse período, a resiliência talvez seja uma das mais importantes. Resiliência é um termo da física do qual a psicologia se apoderou. Essa característica é atribuída a determinados processos que as pessoas vivem e que explicam a superação das crises e adversidades individuais, assim como de grupos e, até mesmo, de organizações.

Quando uma pessoa não é resiliente, não consegue suportar suas próprias adversidades e, com isso, pode ter problemas sérios como depressão, síndrome do pânico, ansiedade, entre outros sintomas psicossomáticos. A vida é feita de altos e baixos; os que conseguem entender esse movimento e não se abalam, têm maiores chances de se sentir seguros em meio à crise

Assim como muitas habilidades emocionais, a resiliência não é uma aptidão inata do ser humano, mas pode e deve ser adquirida. Essa competência precisa ser trabalhada quando ainda se é criança. Permitir que os pequenos se frustrem, ensinar que algo dar errado ou fugir do que esperávamos faz parte da vida. Estimulá-los a buscar novas saídas e tentar novamente vai garantir que eles tenham uma atitude positiva diante dos problemas.

Com isso, certamente serão mais seguros e mais bem-sucedidos nos seus relacionamentos e em qualquer outra área de suas vidas.Ser resiliente é ter a capacidade de se reinventar mesmo quando ouvimos um não, quando não temos o que gostaríamos e, também, nos momentos em que parece que não há saída para as situações difíceis.

Toda perda, por menor que seja, gera transformações, então a pergunta que cada um precisa se fazer é: estou tenho facilidade de me adaptar a mudanças ou na menor possibilidade de acontecer algo fora do que se esperava sofro de maneira excessiva?

FONTE:  Camila Cury, da Escola de Inteligência

O assunto foi tema do  Programa, Em Sintonia, desta Terça-feira, (11.10)  que faz um convite à reflexão  sobre a Resiliência, através das seguintes questões:

O que é Resiliência?Por que a Resiliência é importante?Características das pessoas resilientes?Como desenvolver a Resiliência?Como lidar com o diagnóstico de câncer de mama?

A conversa com Deângela Fernandes, Terapeuta Comunitária Integrativa e Terapeuta Holística,  que há  cinco  anos ajudando pessoas a construírem o amor próprio.

 

Ouça a entrevista na íntegra:

O programa Em Sintonia acontece de Segunda à sexta das 9 às 10h, pela Rádio Excelsior AM 840. Ouça pelo site da Rádio Excelsior da Bahia. Participação ao vivo pelo WhatsApp: (71) 9-9681-3998.
Para receber informações sobre o programa acesse o grupo Sintonia

 

Sobre a entrevistada:

  Deângela Fernandes:

É terapeuta, reside em Salvador e atua há 5 anos na promoção da saúde emocional

Seu principal objetivo é ajudar pessoas a fortalecer a autoestima, descobrir seu valor, suas potencialidades, e assim se tornarem mais autônomas e menos dependentes.

Atendimento individual, casal e grupos (no momento, 100% on-line).

Contatos:      

 

Comunidade Eu Valho A Pena. Espaço de acolhimento das dores da alma e do sofrimento coletivo.

♡ Resgatar sua identidade e aprender a ser autêntico.
♡Redescobrir e reforçar a confiança em si mesmo e na vida.
♡Aprender a se amar mesmo nos momentos difíceis.
♡ Construir vínculos solidários e promoção da vida.
♡ Tornar-se consciente através de diálogos e reflexões de que você é a única pessoa que pode transformar sua própria vida.

▪︎Encontros quinzenais ao vivo, através da plataforma zoom, exclusivos para a comunidade. Grupo de Apoio no WhatsApp.▪︎ E-book em PDF com 100 Exercícios práticos para te ajudar a cultivar autoestima positiva. Mais informações:(71) 98779-2507

Entre os destaques do trabalho está  o  Workshop Construção do Autoamor.

Inscrições e outras informações pelo. (71) 98779-2507

 

 

 

 

Fotos: Divulgação/arquivo pessoal

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe