Residentes recebem treinamento da ABM/Iness para atender durante pandemia

 

A Associação Bahiana de Medicina (ABM)/Instituto de Ensino e Simulação em Saúde (Iness), em parceria com a Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM-BA) realizaram, no último final de semana, mais um curso de Biossegurança e procedimentos essenciais para o atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. O curso já possui dez novas turmas agendadas. O objetivo é orientar a melhor forma de proteção do profissional médico durante o atendimento. O curso ainda oferece a chance da prática, em diversos cenários simulados, dos principais procedimentos necessários para abordar os pacientes que desenvolvem a Síndrome de angústia respiratória grave, como: a sequência rápida de intubação (intubação droga assistida), a intubação utilizando o laringoscópio convencional, o treinamento com a lâmina de McCoy e o vídeolaringoscópio, além da prática da Cricotireoidostomia e do módulo iniciado da ventilação mecânica.

Por se tratar de um curso de simulação, as turmas contam com 20 participantes, divididos em grupos de cinco pessoas. Dessa forma, eles têm a oportunidade da prática individualizada, e também é garantido o distanciamento entre as pessoas. O conteúdo garante o aprimoramento e atualização do nosso maior patrimônio, o médico. Assim, ele pode atuar de forma segura em prol dos pacientes. A iniciativa é resultado de uma forte parceria entre a ABM/INESS e o Cerem/BA, fundamental para que possam ser atendidos os pacientes portadores da Covid-19, da forma mais adequada. A ABM/Iness agradece imensamente ao presidente da CEREM/BA, Dr. Jedson dos Santos Nascimento, pela importância da iniciativa em patrocinar a participação de residentes e preceptores.

 

Colabore com o Saúde no ar para continuarmos com o nosso propósito, saiba como.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.