As inscrições estão abertas para o programa de residência em neurocirurgia oferecido pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Com cinco anos de duração, a previsão é de que no último ano, o residente realize parte de seu treinamento no exterior.
As inscrições para candidatos, graduados em Medicina, estão abertas até o dia 15 de fevereiro e o edital está acessível no site do hospital. O programa é credenciado junto ao Ministério da Educação e à Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
A residência vai ofertar uma vaga por ano. No Brasil, existem aproximadamente 200 vagas para residência em neurocirurgia. “São poucas vagas porque é necessário que cada centro de treinamento possua tecnologia diferenciada para a formação do residente, o que não é tão comum nos hospitais públicos do Brasil. O aumento de vagas, no futuro, dependerá do aumento no volume de atendimento e cirurgias”, explica o médico e coordenador do novo programa, Roberto Alexandre Dezena.
Em maio de 2015, o Hospital de Clínicas da UFTM, por meio da disciplina de Neurocirurgia, recebeu credenciamento internacional como Centro de Referência de Educação Continuada, pela Federação Latino-americana de Sociedades de Neurocirurgia, para o quadriênio 2015-2018.
Segundo Dezena, a certificação foi possível devido ao atendimento de requisitos ligados à infraestrutura e tecnologia, tendo sido considerado também o grau de titulação acadêmica dos recursos humanos.
Redação Saúde no Ar*
(A.P.N.)