Categories: Fitness

Repor hormônio de crescimento, sem prescrição médica, prejudica a saúde

O nanismo e o gigantismo são dois raros problemas que afetam o crescimento humano. Ainda pouco conhecidos pela população, esses distúrbios possuem diversos graus e podem ser identificados desde cedo. Segundo a médica endocrinologista Odelisa Matos, a deficiência pode ser total ou parcial. “Quando a deficiência de hormônio de crescimento é total, isso é visto desde o primeiro ano de vida, momento em que a criança ainda não tem um desenvolvimento adequado; ela tem hipoglicemias frequentes e seu desenvolvimento neurológico não acontece de forma natural.”

Odelisa explica que o diagnóstico das disfunções de crescimento é feito por um endocrinologista, através de exames de imagem: tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética da hipófise, para detectar tumores (no caso da deficiência do hormônio de crescimento, muitas vezes há atrofia de parte ou totalidade da hipófise), ou através da dosagem de hormônios; neste último caso, há a dosagem do hormônio de crescimento.

No caso da deficiência do hormônio de crescimento, o tratamento é feito por meio de reposição hormonal, com o próprio hormônio, sintético, administrada através de injeções, que costuma se estender por toda a vida do paciente.

A especialista também comenta que, hoje, é muito comum o uso indiscriminado de hormônio do crescimento, em determinadas situações, como em academias, por pessoas que querem ganhar massa muscular (o hormônio do crescimento é, assim como a testosterona e derivados, um hormônio anabolizante). Vê-se, inclusive, o hormônio ser prescrito indiscriminadamente para pessoas idosas. Alguns idosos precisam de pequenas doses, para melhorar seu raciocínio, mas isso depende da existência uma deficiência hormonal, adquirida com o avançar da idade, que justifique a reposição.

É então necessário o cuidado na reposição do hormônio do crescimento, na fase adulta e na velhice, porque, nessas fases, a incidência de câncer é maior; a pessoa que desenvolve um tumor e recebe hormônio de crescimento terá o tumor aumentado.

Ouça a entrevista completa da especialista:

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Linda Gomes

Share
Published by
Linda Gomes

Recent Posts

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

8 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

9 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

9 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

9 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

10 horas ago

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

22 horas ago