Repasse para Aristides Maltez 

Governo amplia repasse ao Aristides Maltez (HAM) e garante 100% da cobertura oncológica na Bahia. O hospital que localizado no bairro de Brotas, em Salvador, terá, a partir de agora, a possibilidade de atender todos os pacientes da capital e do interior do estado que procurarem a unidade hospitalar para atendimentos na área de oncologia.  O governador Rui Costa acompanhado da primeira-dama, Aline Peixoto, e do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, esteve no HAM, e autorizou a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) a firmar contrato com a Liga Baiana Contra o Câncer (LBCC), mantenedora do hospital, para o repasse anual no valor de R$ 9,6 milhões à unidade hospitalar.

De acordo com Rui, a meta do governo é que o Hospital da Mulher agilize o atendimento às mulheres, com cirurgias sendo realizadas logo que for identificada a necessidade deste tipo de procedimento. “ Assinamos um contrato no valor de quase R$ 10 milhões para que ele [HAM] possa atender ao paciente no interior da Bahia, mas também, e especialmente, às mulheres que forem atendidas no Hospital da Mulher [previsto para ser inaugurado no dia 9 de janeiro de 2017], onde nós vamos fazer diagnóstico e parte cirúrgica, a parte de intervenção. Mas algumas dessas mulheres precisarão depois fazer um tratamento complementar de radioterapia e, portanto, o contrato que nós assinamos vai financiar esse tratamento pós-cirúrgico, ou seja, de radioterapia e, eventualmente de quimioterapia”, disse Rui, que ainda anunciou que pediu à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) a isenção do ICMS da fatura de energia do HAM, a exemplo do que já acontece com a conta de água expedida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Sudoeste do Oeste

Durante assinatura de contrato entre Governo do Estado e a Liga Bahiana contra o Câncer, para ampliação de atendimento de oncologia, Rui Costa desafiou a instituição a expandir seus serviços no interior.

O governador ofereceu a possibilidade um novo contrato para implantação dos serviços prestado pelo Hospital Aristides Maltez, mantido pela liga, no município de Caetité, situado na região sudoeste.  “Existe no município um prédio hospitalar construído, até hoje sem uso, e nosso compromisso é levar unidade de tratamento de oncologia para aquela região”, afirmou Rui.

A unidade hospitalar foi construída pelo município, utilizando recursos de emenda de bancada. No momento, só parte da construção é utilizada por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

 

Fonte: Agecom

Redação Portal Saúde No Ar

Louise Batista

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.