Remédio para Alzheimer também tem efeito contra doença de Chagas

Um estudo realizado pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP e publicado no dia 19 de setembro na revista científica PLOS Neglected Tropical Diseases concluiiu que A memantina, medicamento utilizado em pacientes com Alzheimer, pode ser eficaz para o tratamento da doença de Chagas.

A substância é capaz de matar o Trypanosoma cruzi. Geralmente a doença é  transmitida  através de picadas do inseto barbeiro contaminado com o referido parasita.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o número atual de pessoas infectadas pelo Trypanosoma cruzi seja entre 6 e 7 milhões, a maioria na América Latina.

O professor Ariel M. Silber, é o  coordenador do estudo. Ele diz que o próximo passo do estudo  é verificar se os dados levantados permitem que seja realizado um ensaio clínico, ou seja, um estudo para testar se o tratamento com memantina teria o mesmo efeito em seres humanos.

A doença de Chagas faz parte das chamadas “doenças negligenciadas”, categoria que abarca um conjunto de enfermidades tratáveis e curáveis, porém endêmicas em populações de baixa renda. Por atingirem sobretudo grupos com pouco poder aquisitivo, despertam menos interesse na indústria farmacêutica.

Fonte: USP

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.