O Conselho Estadual de Saúde, órgão colegiado deliberativo e fiscalizador do SUS, enviou na quarta-feira (30), um ofício ao governador eleito, Jerônimo Rodrigues, e à equipe de transição, solicitando uma reunião para apresentar o relatório final da 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental da Bahia.
O relatório foi aprovado pelo pleno do Conselho em sua, 292ª Reunião Ordinária, que aconteceu no dia (28/11). A conferência realizada no período de 09 a 11/08/2022, aprovou propostas de âmbito estadual e nacional.
Dentre algumas das propostas aprovadas no âmbito estadual estão:
1- Criar e efetivar programas de atenção e acompanhamento à saúde mental nas escolas para lidar com problemas decorrentes ou potencializados pela pandemia;
2- Criar centros de reabilitação e espaços terapêuticos para estimulação precoce e reabilitação de pacientes infantis, tendo em vista a dificuldade que os municípios pequenos têm de captar profissionais para essa área; tendo como objetivo, também, atendimento para população com transtornos intelectivos, exemplo: autismo;
3- Retorno do programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
De acordo com o presidente do Conselho, Marcos Sampaio, essa reunião com o governador e a equipe de transição é necessária para que ambos tenham conhecimento do andamento das propostas relacionadas à saúde mental que serão avaliadas na Conferência Nacional.
“É importante que eles tenham conhecimento das necessidades que a Bahia tem em relação as políticas de saúde mental, e como nós estamos desenvolvendo alternativas para que haja um avanço e melhorias para a população”, afirma.
Ainda para a reunião, o presidente pretende apresentar as últimas recomendações do Conselho em relação à pandemia para frear o aumento no número dos casos.