Entre os anos de 1993 e 2018, os casos de mortes por câncer tiveram uma queda significativa no Reino Unido. De acordo com a pesquisa, apesar de o país ter registrado uma alta no número geral de casos de câncer, a quantidade de mortes pela doença reduziu.
Segundo os dados entre os homens de 35 a 69 anos houve uma queda de 37% na taxa de mortalidade por diversos tipos de câncer. Entre as mulheres dessa faixa etária, a diminuição foi de 33%.
Além disso, a pesquisa destaca que a mudança ocorreu devido diversas mudanças de políticas no Reino Unido. Incluindo a proibição de alguns tipos de publicidade, aumento de impostos, proibição de fumar em ambientes fechados e embalagens padronizadas.
A diminuição na taxa de mortalidade foi observada em quase todos os tipos de câncer. As exceções foram câncer de fígado, boca e útero. Em homens, o melanoma também apresentou alta e, em mulheres, o câncer de pâncreas.
O estudo mapeou os principais motivos que levaram à queda no número de mortes no período de 25 anos analisados. As conclusões mostram que o avanço da tecnologia e dos tratamentos disponíveis foi fundamental para a diminuição na taxa de mortalidade por câncer.
Em contraste com a queda observada pela melhora no diagnóstico, a pesquisa aponta que o aumento nos casos de alguns tipos de câncer pode estar associado aos níveis mais elevados de sobrepeso e obesidade e consumo excessivo de álcool.