Regras de regulação do SUS na Bahia

A nova concepção do sistema de saúde descentralizado e administrado democraticamente distribuiu a responsabilidades entre as distintas esferas de governo: federal, estadual e municipal. Desta forma, a Central Municipal de Regulação – CMR é responsável por solicitações consideradas eletivas, como consultas médicas, exames e procedimentos cirúrgicos eletivos.

A Central Estadual de Regulação – CER atende as urgências/emergências e alguns procedimentos e exames de alta complexidade são regulados pela Central Estadual de Regulação da Alta Complexidade – CERAC.

No âmbito federal, quem responde é a Central Nacional de Regulação da Alta Complexidade – CNRAC, que regula procedimentos como cirurgias cardíacas e ortopédicas dentre outras.

O Saúde no Ar desta sexta-feira (23.10) vai falar sobre o sistema de regulação no estado da Bahia, um setor com muitas demandas e problemas, que hoje obedece uma classificação de risco, onde o usuário é atendido de acordo a gravidade .Para isso, convidou José Saturnino Rodrigues(foto), superintendente dos Sistemas de Regulação da Sesab, que vai explicar como o serviço funciona e o que está sendo feito para melhorar o atendimento.

Com 19 anos de experiência em gestão de hospitais, especialmente em serviços para usuários do SUS, conhecimento e embasamento não faltam conhecimento, nem experiência a José Saturnino, que é pós-graduado em Administração Hospitalar pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Controladoria Hospitalar pela Fundação Escola Comercial Álvares Penteado (FECAP), em São Paulo. Além disso, foi  diretor do Hospital Federal Ana Nery, do Hospital Geral Roberto Santos, secretário da Saúde do município de Salvador e conselheiro do Conselho Estadual da Saúde, representando a Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB).

O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 10h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.

* Redação Portal Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.