O refrigerante é um produto alimentar ultra processado, ou seja, uma formulação industrial com muitos aditivos alimentares, rico em açúcar e sódio e de baixa qualidade nutricional.
O refrigerante é consumido em grandes quantidades pela população brasileira, e devido ao seu alto valor calórico ele pode contribuir para o ganho excessivo de peso. Algumas pessoas optam pelo consumo de refrigerante sem açúcar, acreditando ser uma melhor opção, porém esses produtos continuam cheios de aditivos alimentares, geralmente contendo maior teor de sódio, assim este produto continua sendo uma opção ruim. Produtos alimentícios que possuem grande quantidade de açúcares podem causar uma dependência de paladar por aquele alimento, ou seja, quanto mais você o ingere, mais a necessidade de consumi-lo mais, e é este consumo em excesso que poderá provocar em alguns indivíduos, por exemplo, hipersensibilidade alimentar, dor de cabeça, dor abdominal, danos a mucosa gástrica, dentre outros sintomas.
Além de os refrigerantes, bebidas não alcoólicas, tais como néctares de frutas em caixa e o refresco em pó, conhecidos como “suco de caixinha e suco de saquinho” também não são boas opções, devido aos problemas, já relatados para os refrigerantes, como excesso de açúcar e aditivos alimentares, a exemplo de corantes artificiais e conservadores. Se você possui o hábito de consumir refrigerantes com frequência tente diminuir aos poucos, substituindo-os por sucos de fruta, água de coco, água com gás, água saboreada ou água. Em caso de dúvida acerca de a procedência e a qualidade do alimento que você está adquirindo, recomenda-se a leitura e observação da relação de ingredientes, os quais estão presentes nos rótulos. Evite consumir produtos alimentícios, contendo nos rótulos uma grande quantidade de ingredientes com nomes diferentes e desconhecidos, pois estes são considerados alimentos ultra processados, com uma má qualidade nutricional.
Os hábitos saudáveis podem ser construídos, assim busque sempre opções mais saudáveis. Com uma alimentação saudável você ganha qualidade de vida e previne o aparecimento de algumas doenças.
Ouça o comentário desta semana sobre o refrigerante:
Foto: internet
Fonte:Giesy Ribeiro – Nutricionista CRN5 9966/P
Redação Saúde noar