Manter as luzes desligadas durante o dia, deixar aparelhos não essenciais fora da tomada quando não utilizados. Medidas simples e já conhecidas da população pode ajudar os lares brasileiros a ganhar bônus na conta de energia.
No momento em que o Brasil passa pela pior seca dos últimos 91 anos; a escassez hídrica tem levado o país a outro problema: a diminuição da geração de energia elétrica. Dessa forma, para impedir a piora deste problema o governo está buscando alternativas como o acionamento de usinas termelétricas; a importação de energia de países vizinhos, medidas para possibilitar um maior armazenamento de energia nos reservatórios e a criação de um bônus para quem economizar energia.
De acordo com o Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira, o bônus irá para aqueles que conseguirem economizar no mínimo 10% de energia entre os meses de setembro e dezembro; comparado ao mesmo período do ano passado.
Por exemplo uma família que tinha média de consumo de 100 quilowatt/hora (kWh) nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020 deverá economizar; no mínimo, 40 kWh entre setembro e dezembro desse ano para fazer jus ao desconto, que será de R$0,50 para cada quilowatt/hora. Além disso, segundo Viera a distribuidora informará na tarifa a meta de redução de cada família.
O programa é válido para todos os consumidores regulares, sejam eles pessoas físicas ou empresas.