Em parceria Policia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU); a Receita Federal, deflagrou na manhã desta quinta-feira, 9, uma operação para desarticular uma organização responsável por desviar milhões de reais da verba da saúde.
A operação chamada de Strike cumpre 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas. Além disso, a Justiça Federal decretou o sequestro de bens e o bloqueio de recursos financeiros dos envolvidos.
De acordo com a receita, através de fiscalizações, auditores-fiscais do órgão, demonstraram que um instituto – que não teve o nome revelado – estava utilizando de interpostas pessoas físicas e jurídicas (“laranjas”) para disfarçar o repasse de dinheiro em benefício de seus dirigentes. Dessa forma, as empresas pagavam financiamentos de imóveis e veículos; bem como mensalidades de faculdade e escolas, salários de empregados e outras contas vinculadas aos dirigentes.
Segundo a Receita Federal, as investigações identificaram indícios da prática de crimes contra a ordem tributária, falsidade ideológica; bem como lavagem de dinheiro e fraude à licitação. Estima-se um lançamento tributário de meio bilhão de reais apenas para os anos 2017 e 2018.