Reajuste de planos de saúde pode superar 40%

Após a autorização de reajuste anual nos planos de saúde dada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); que chegou a 15,5%, somada a autorização de reajuste das mensalidades quando há transição de faixa etária, pode fazer com que o reajustes de planos de saúde no país possa superar os 40%.

A estimativa do cálculo acontece através de cientistas liderada por Mario Scheffer; professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e blogueiro do Estadão, e por Lígia Bahia, professora da Universidade Federal do Rio (UFRJ). O grupo se baseou em dados da ANS, que pela primeira vez divulgou valores comerciais dos convênios e operadoras.

Dessa forma, reajustes mensais podem acontecer quando há transição de faixa etária, sendo o último aumento possível até os 59 anos de idade. O reajuste anual de 15,5%, porém, foi uma taxa recorde desde 2000 e vem em um momento de inflação;  em que boa parte dos brasileiros deixou os planos de saúde privados por não terem como pagar.

 

Fonte: Estadão

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.