Portal Saúde no Ar

 

Rastreamento em Quixabeira

Com o objetivo de atender a uma demanda reprimida no que se refere ao exame de mamografia, para o rastreamento do câncer de mama, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), inicia nesta quarta-feira (30), as ações do programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama nos municípios de Quixabeira e Saúde.

Nesses dois municípios, 1.815 mulheres, dentro da faixa etária de 50 a 69 anos, estão aptas a realizarem os exames de mamografia, bastando levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de residência. As unidades móveis estarão estacionadas das 7 às 18h, até o dia 5 de dezembro em Quixabeira e até o dia 6 de dezembro, em Saúde, nos seguintes locais: Quixabeira, no Centro de Saúde, ao lado da Prefeitura Municipal; Saúde, na Avenida Edgar Pereira, em frente à Secretaria de Saúde.

Notícias relacionadas

Rastreamento do câncer em Jacobina

Rastreamento em Serrolândia e Ourolândia

De acordo com o diretor da Dipro, Ivonildo Dourado, nesta primeira etapa, as pacientes realizam a mamografia e, caso o exame seja inconclusivo, elas são encaminhadas para a segunda etapa do programa. “As mulheres que precisarem de exames complementares para fechar o diagnóstico, passam por consultas com mastologista e ultrassonografista. Já na segunda etapa, elas realizam punção e biópsia”, explica.

O diferencial do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama é que as mulheres que tiverem exames positivos para a doença, serão imediatamente encaminhadas para uma unidade com atendimento em oncologia, para a realização do tratamento, seja à base de quimioterapia, radioterapia ou tratamento cirúrgico. “Estamos oferecendo o tratamento integral para as mulheres que tiveram o diagnóstico confirmado”, esclarece Dourado.

Redação Saúde no Ar

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.