Até o final do mês de janeiro, mulheres entre 50 e 69 anos irão contar com serviços do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Os municípios de São Gonçalo dos Campos, Pé de Serra, Mundo Novo, Capela do Monte Alegre, Irará, Medeiros Neto, Alcobaça e Caravelas serão contemplados, e a meta será atender cerca de 11 mil mulheres.
Serão realizados exames de mamografia, que permite identificar possíveis casos de câncer de mama em sua fase inicial. O atendimento será feito por meio de seis unidades móveis, cujo diferencial é o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
A 2ª fase do programa de rastreamento do câncer de mama, que atenderá as mulheres que já passaram pela 1ª fase, ou seja, que já realizaram o exame de mamografia e tiveram imagens inconclusivas, começa também este mês de janeiro.
A estimativa é que a 2ª fase comece no período de 19 a 21 de janeiro, com atendimento para as mulheres de Maragogipe e Cruz das Almas. Nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, a 2ª fase começará para as mulheres de Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
Nesta fase, elas passarão por consultas com mastologistas, realizarão ultrassonografia e, aquelas que tiverem indicação, farão punção com agulha, para que possam dar início ao tratamento.
Cronograma de Atendimento da 1ª fase:
São Gonçalo dos Campos de 11/01 a 26/01/2016
Pé de Serra de 11/01 a 16/01/2016
Mundo Novo de 18/01 a 28/01/2016
Capela do Alto Alegre de 11/01 a 16/01/2016
Irará de 11/01 a 25/01/2016
Medeiros Neto de 11/01 a 19/01/2016
Alcobaça de 21/01 a 27/01/2016
Caravelas de 29/01 a 04/02/2016
Redação Saúde no Ar*
(A.P.N.)