Portal Saúde no Ar

 

Rastreamento do Câncer de Mama atende em julho mulheres de mais quatro municípios

 

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) começa o mês de julho com o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, visitando mais quatro municípios. Desta vez, a partir desta segunda-feira (3), as unidades móveis, equipadas com mamógrafos, estarão em Ribeira do Pombal, Paripiranga, Coronel João Sá e Olindina, na região nordeste da Bahia, para atender as mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos.

Para o atendimento, que acontece das 7 às 18h, as mulheres precisam apresentar RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. O Saúde sem Fronteiras tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, oferecendo exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, buscando a integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes

Em Ribeira do Pombal, a unidade móvel ficará estacionada, de 3 a 18, na Praça da Juventude, no Centro, em frente à Secretaria de Educação. No município, 2.100 mulheres estão aptas a realizar exames de mamografia. Em Paripiranga, o atendimento será de 3 a 17, e na unidade estacionada na Praça Pedro Rabelo de Matos, no Centro da cidade. O público alvo para a realização do exame de mamografia são 1.751 mulheres.

Em Coronel João Sá, 840 mulheres estão dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para a realização do exame. A unidade móvel ficará no município de 3 a 11, estacionada na Praça do Mercado, no Centro. Em Olindina, o atendimento será de 3 a 13, para 1.453 mulheres. No município, a unidade móvel do Saúde sem Fronteiras ficará na Praça Antônio Borges Santana, em frente à Prefeitura Municipal.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.