Rastreamento de Câncer de Mama

Com o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia, o programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama fica em Dias D Ávila, município da região metropolitana de Salvador, até 18 de maio. Uma unidade móvel equipada com mamógrafos está estacionada na Praça do Rio Imbassahy, disponibilizando mamografias para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos de Dias D’Ávila e municípios vizinhos.

Desde o dia 07, quando foi iniciada a ação no município, que foi acompanhada pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, nesta segunda-feira (9), estão sendo ofertadas diariamente cerca de 210 mamografias. Na visita, o Secretário ressaltou a importância de se fazer o diagnóstico precocemente para melhores resultados no tratamento da doença.

Ele acrescentou que, quando o exame mostra algum indicativo de câncer, a paciente é encaminhada para o tratamento adequado. Explicou ainda que o rastreamento faz parte do programa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Saúde Sem Fronteiras, que engloba também odontologia e oftalmologia.

“Um dos diferenciais desta iniciativa é o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento”, afirmou Fábio Vilas-Boas.

Para Liliana Vitória, 54 anos, o programa é muito importante, “pois normalmente nós não temos acesso a esses exames mais caros. Eu mesma nunca fiz um exame desse. E hoje estou aqui para saber se está tudo bem comigo”.

Outra que elogiou a iniciativa foi Maria Inês da Silva, 62 anos, que precisa fazer o exame todo ano, pois tem histórico de câncer de mama na família e, segundo ela, “é sempre uma dificuldade para conseguir o exame”.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Ainda durante a visita ao município nesta segunda-feira (09), Fábio Vilas-Boas esteve no Hospital Municipal, na Maternidade, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) e em uma unidade de Atenção Básica. Sobre esses equipamentos de saúde, ele ressaltou a importância para “desafogar” a saúde do estado, pois, segundo ele, quando o município assume o seu papel no atendimento à sua população, consequentemente tem resultados positivos para o estado também.

 

Redação Saúde no Ar*

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.