A população feminina, na faixa etária de 50 a 69 anos, de Itaparica recebe no período de 19 a 28 de setembro, a ação do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Serão 1.580 mulheres, dentro da faixa etária preconizada, aptas a passarem pelo exame de mamografia, que detecta precocemente a doença.
O exame é feito em unidade móvel equipada com mamógrafos e com equipe especializada para a realização do atendimento. A unidade estará estacionada na Avenida Beira Mar, em frente à Igreja de Nossa Senhora das Candeias, das 7 às 18h. O programa tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.
Notícias relacionadas
Rastreamento do Câncer de Mama
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
Redação Saúde no Ar*
João Neto