Categories: Dicas de Saúde

Rapadura pode combater a anemia

Considerado um produto integral e energético, a rapadura, é rica em vitaminas como A, B, C, D e E – essenciais para complementação da alimentação diária –  a rapadura, dispõe também de sais minerais como ferro, cálcio, fósforo, potássio e magnésio – eficazes na prevenção de doenças.

Apesar da mesma utilização do açúcar, é um alimento também permitido aos recém-nascidos, entretanto, ajuda a evitar a formação de gazes e previne a prisão de ventre – por apresentar ação laxante.

A fonte de ferro encontrado na rapadura, previne a anemia, além de manter estável o nível de hemoglobina – considerado primordial no transporte de oxigênio para as células. O ferro também fortalece o sistema imunológico de crianças e adultos prevenindo enfermidades do sistema respiratório e trato urinário. Já o magnésio fortalece o sistema nervoso infantil.

Indispensável para uma boa atividade celular, o potássio, mantém o equilíbrio ácido-base e combate a acidez excessiva. No entanto, o encontrado na rapadura contribui para a boa formação dentária – prevenindo cárie na infância –  além de ajudar manter os ossos mais fortes – evitando enfermidades articulares, como osteoporose que se apresenta na fase adulta.

A rapadura pode ser utilizada para substituir o açúcar refinado, tanto na culinária quanto no uso de sucos, chás, dentre outros alimentos. Por ser considerado um produto natural sua utilização é imensamente mais saudável que o uso de açucares refinados.

Para tratar a anemia é necessário aumentar a quantidade de hemoglobina na corrente sanguínea, que é um componente do sangue que carrega oxigênio. Para isso, é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro e ácido fólico, pois eles ajudam o corpo a produzir mais hemoglobina e glóbulos vermelhos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo de mascavo esteja limitado em até 10% calorias diárias, ou seja, se um adulto consome 2500 calorias diárias, não pode ultrapassar 250 calorias ao dia

Para substituir o açúcar pelo mascavo não se deve levar em consideração o valor calórico (tanto para diabéticos como para quem está de dieta para emagrecer), mas por seu maior valor nutricional e por não ter sido quimicamente refinado como acontece na fabricação do açúcar.

A rapadura é famosa pelo seu alto valor calórico, sendo rica também em vitaminas, minerais e proteínas. O produto foi inserido na merenda escolar em alguns estados do Nordeste, como Ceará, Paraíba e Pernambuco.

Segundo o Embrapa, as diferenças entre a rapadura e seu principal concorrente, o açúcar, estão ligados às dificuldades de se dosar e dissolver a rapadura. O preço também é um fator importante, porém, o processo de fabricação de rapadura é praticamente todo artesanal, tendo, assim, um custo de produção mais elevado do que o açúcar.

Veja abaixo, a tabela comparativa entre o açúcar e a rapadura. ( Fonte: EMBRAPA)

 

 

Publicado originalmente em 05.03. 2020

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Julho amarelo – Combate as hepatites virais

Ministério da Saúde estima que mais de 785 mil pessoas foram diagnosticadas com hepatite nas…

12 horas ago

Alimentos ultraprocessados que podem encurtar sua vida

De acordo com um novo estudo realizado com mais de 500 mil pessoas acompanhadas por…

15 horas ago

A educação com a inteligência artificial e as deficiências de sua aplicação no Brasil

Fernando Alcoforado* Este vídeo tem por objetivo apresentar como a inteligência artificial poderá ser utilizada…

16 horas ago

Meta foi proibida de treinar inteligência artificial com informações de usuários brasileiros

O governo federal proibiu a empresa Meta - dona do Facebook, do Instagram e do…

18 horas ago

Festival Latinidades abre programação do Julho das Mulheres Negras

O Julho das Mulheres Negras será aberto em Salvador com o 17º Festival Latinidades, que…

19 horas ago

Vacinação contra o HPV é ampliada para quem usa PrEP

Usuários da chamada profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, com idades entre 15 e 45 anos,…

19 horas ago