Ranking de perda florestal é liderado por Brasil e Bolívia

Dados colhidos pela Global Forest Watch, revela que o Brasil e a Bolívia lideram o ranking de perda florestal, em números absolutos e proporcionais em relação ao total de floresta em seus territórios. Nos últimos 20 anos, de perda florestal, indicam que o Brasil perdeu 8,46% de cobertura original no bioma, entre 2002 e 2022, último ano com dados concluídos. No entanto, a Bolívia perdeu 9,06%.

A “Perda Florestal” é a remoção ou mortalidade da cobertura arbórea, não especificamente por desmatamento. Essa perda pode estar relacionada a diversos fatores, como queimadas, que podem ser legais e ilegais; danos decorrentes de fenômenos naturais, entre outros.

O World Resources Institute Brasil (WRI Brasil), responsável pela plataforma Global Forest Watch, compilou dados de uma colaboração entre a Universidade de Maryland, a Google, a USGS  e a Nasa. Além de usar imagens de satélite Landsat para mapear a perda de cobertura de árvores anual a uma resolução de 30 x 30 metros.

De acordo com os dados, em 2022, a Bolívia apresentou um aumento de 32% em relação ao ano anterior, resultado que ficou atrás apenas entre países sul-americanos, do desempenho do Equador, com taxa de 68,49%.

Dessa forma, a média de floresta brasileira perdida de 2002 a 2022, é de 1,3 milhão de hectares por ano. Em 2022, esse total chegou a 1,69 milhão de hectares, pior resultado desde 2017, totalizando 1,96 milhão de hectares de floresta a menos que no ano anterior.

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe