Ícone do site

Quem tem alergia a ovo não pode se vacinar contra gripe

Uma das restrições à vacina contra a gripe, oferecida pelo Sistema Único de Saúde, é a de que a pessoa seja alérgica a ovo. Por que será que isso ocorre? De acordo com o diretor de vigilância de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, a vacina é segura, mas é contraindicada para pessoas com alergia severa a ovo “ porque no processamento dos vírus pra se elaborar a vacina existe uma etapa em que os vírus crescem em ovos e isso pode levar a proteína dos ovos para a vacina. Então, as únicas pessoas que devem tomar o cuidado adicional em relação à vacina são aquelas que já sabem que têm alergia a ovo.”

Fora esse problema, a vacina contra a gripe evita que a pessoa tenha complicações graves da doença, além de reduzir as internações e as mortes. As reações após tomar a dose são leves, como dores e sensibilidade no local da aplicação.
Segundo Maierovitch, a pessoa que têm alergia a ovo, mas vive com alguma doença crônica que a torna muito vulnerável ao vírus da gripe e precisa tomar a vacina precisar falar com o médico para procurar alternativas e se ela pode tomar a vacina mesmo tendo alergia. Isso, conforme explicou, vai ter que ser avaliado individualmente.
Este ano, a meta do Ministério da Saúde é imunizar contra a gripe 39 milhões e setecentas mil pessoas em todo o Brasil, até o dia 05 de junho. O prazo inicial era 22 de maio, mas foi prorrogado devido à baixa procura da vacina. Em Salvador, a vacinação que iria até 30 de maio foi ampliada para 12 de junho.

Com informações da WebRadio Saúde

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile