Dia da Infância: Direitos da criança

Quem nunca foi criança? Ser criança faz parte do período base na vida de qualquer pessoa. Mas, mesmo que todas tenham passado e/ou vivido essa fase, poucas puderam desfrutar de uma boa infância, com momentos de carinho, amor, educação, compreensão e acima de tudo respeito. Devido aos problemas existentes de cunho socioeducativo, econômico  e político que norteiam e comprometem o cenário infantil de muitos pequeninos, fazem com que muitas crianças percam o espaço do seu universo. Infelizmente nem toda criança tem ou teve decentemente o direto a alimentação, educação, saúde, dentre outros fatores básicos.

Mas assim como todo movimento social, a criança, também conquistou o seu  âmbito com direitos que a assegura. Instituída pela UNICEF e aprovada em 20 de novembro de 1959 –  a Declaração dos Direitos das Crianças – comemorado em 24 de agosto (Dia da Infância) –  permite a proteção familiar, nacionalidade, educação, atendimento médico, amor, proteção dentre outros direitos. A finalidade é promover uma reflexão sobre a condição da vida das crianças em todo o universo.

Embora as leis existam, muitas vezes, não são aplicadas. Uma criança, por exemplo, que  poderia estar em convívio com outras crianças brincando – ação fundamental para o desenvolvimento de habilidades físicas e psíquicas –  em grande parte, são submetidas ao trabalho escravo infantil – quando não sofrem maus tratos, preconceitos e são exploradas por adultos de diversas formas. Esse fato desumano e cruel, ainda integra a realidade de milhares de crianças no mundo. Portanto, é tempo de refletir! Tirar os direitos básicos de uma criança pode deixar cicatrizes que nem mesmo o tempo é capaz de fechar.

Viva Dia da Infância!

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.