Os brasileiros são privilegiados quando o assunto é disponibilidade de água: 14% das reservas de água-doce do mundo, estão no território brasileiro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). O país possui 12 bacias hidrográficas, que estão distribuídas por todo o território nacional.
Embora a água seja produto abundante e essencial à vida humana, nem todos têm garantido abastecimento na quatindade ou qualidade que precisam.
O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), estruturado a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), desempenha um papel importante para garantir a qualidade e segurança da água para consumo humano no Brasil.
Saiba mais sobre o assunto no programa Saúde no Ar, desta terça-feira (20). Patrícia Tosta conversa sobre o tema: Água tratada é saúde! com a coordenadora de Vigilância em Saúde da (Sesab), Érica Helena Costa e com o sanitarista do Vigiágua Clériston Sampaio Gonçalves. Diretor comercial da Timol, Amilcon Rodrigues, também participa do programa, que vai ar das 8 às 9h, na Radio Excelsior da Bahia, AM840 e pela rádio on line, Saúde no ar.
Participação pelo 71 3328-7666 e 71 -99681-3998.
Redação Saúde no Ar