Categories: Destaques

HIV tem contágio estagnado

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) divulgou nesta terça-feira (12) o relatório “Lacuna na Prevenção”, apontando que a redução do contágio da doença entre adultos tem estagnado, com elevação em alguns locais. O órgão estipula uma meta para que o mundo esteja livre da doença até 2030. Entretanto, para alcançar o resultado desejado, esforços devem ser intensificados, especialmente sobre os adultos, já que, entre as crianças, há progressos significativos. “Novas infecções diminuíram em mais de 70% desde 2001 e continuam a cair”, afirma o relatório. Desde o início da epidemia, na década de 1980, 35 milhões de pessoas morreram por doenças decorrentes da aids.

Notícias relacionadas:

ONU aprova meta para Aids

MS discute na ONU sobre HIV/Aids

O diretor executivo do Unaids, Michel Sidibé, disse que a entidade está “soando o alarme. O poder da prevenção não está sendo concretizado. Se ocorrer uma ressurgência no número de novas infecções pelo HIV agora, a epidemia se tornará incontrolável”, alertou. “O mundo precisa tomar medidas urgentes e imediatas para fechar a lacuna da prevenção”, disse Sidibé.

O documento relata que 1,9 milhão de adultos no mundo foram infectados por ano, nos últimos cinco anos, com destaque negativo para a Europa e Ásia Central, com elevação de 57%, seguidas pelo Caribe (9%), Oriente Médio e Norte da África (4%) e América Latina (2%). Europa Central e Ocidental, América do Norte, África Ocidental e Central tiveram ligeiro recuo. Significativo, apenas na África Oriental e Sul, com 4% e 3%, respectivamente.

As medidas devem ser especiais em relação à população de maior risco. O grupo mais vulnerável é a população transexual: 49 vezes mais chance. “Gays e homens que fazem sexo com outros homens e usuários de drogas injetáveis são 24 vezes mais propensos a serem infectados”, diz o documento. “Profissionais do sexo, dez vezes mais” e a população carcerária, cinco vezes.

“Atualmente, temos múltiplas opções de prevenção. A questão é o acesso: se as pessoas não se sentem seguras ou não possuem os meios para acessar os serviços de prevenção combinada, não vamos conseguir acabar com esta epidemia”, disse o diretor executivo. Para a entidade, a prevenção é a melhor saída e é essencial o acesso da população com maior risco aos mecanismos existentes.

Outra meta das Nações Unidas para o combate à doença é a concretização dos tratamentos com remédios antirretrovirais. O relatório estima que 57% das pessoas com sorologia positiva conhecem sua condição; 46% têm acesso ao tratamento antirretroviral, e 38% das pessoas que vivem com HIV possuem carga viral próxima de zero, o que torna a transmissão do vírus mais difícil.

Fonte: Unaids

Redação Saúde no Ar*

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
João Neto

Share
Published by
João Neto

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

2 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

9 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

11 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

11 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

11 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

11 horas ago