Causada pela grave estiagem, quatro municípios baianos declaram situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil Nacional, as cidades de Brumado, Lamarão, Piripá e Valente, podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para ações voltadas a socorro; bem como assistência e restabelecimento de serviços essenciais, além de reconstrução de infraestrutura danificada.
Contudo, a solicitação é avaliada pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional; com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Caso aprovado, e publicada portaria no Diário Oficial da União com o valor a ser liberado.
Por outro lado, ainda devido à estiagem, o governo federal também reconheceu situação de emergência nos municípios de Cascavel, Independência e Santa Quitéria, no Ceará, Alto Taquari, no Mato Grosso, e Novo Horizonte, em Santa Catarina.
Além disso, as cidades de Juscimeira e Tangará da Serra, no Mato Grosso, Patos do Piauí; no Piauí, e Jardim de Angicos e Serrinha, no Rio Grande do Norte, receberam o reconhecimento por conta do período de seca.