Mesmo após passar o período de epidemia da dengue, os números ainda assustam. Cerca de meio milhão de paulistas foram infectados pela doença neste ano, de acordo com o boletim mais recente do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde. Considerando os dados até o dia 17 de julho, foram exatos 499.556 casos confirmados.
O índice é quase o dobro do que foi registrado durante todo o ano de 2013, quando 201.498 pessoas foram infectadas pela doença. Teve recorde também no número de mortos: foram 360, segundo o Ministério da Saúde.
Com isso, uma reunião será realiza pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) com todos os prefeitos e secretários municipais de saúde dos 645 municípios para conversar sobre o trabalho que deverá ser feito para que não ocorra uma nova epidemia da doença no próximo verão.
“Estamos antecipando o trabalho de controle de vetores, fazendo o levantamento do índice de infestação de larvas do mosquito nos municípios, até para definir as estratégias de combate. Esperamos que esse levantamento já esteja pronto quando o governador se reunir com os gestores dos municípios”, disse Marcos Boulos, coordenador de controle de doenças da Secretaria da Saúde.
JR
Secretaria de Saúde de SP