A partir das 18 horas desta sexta-feira (06.11), a Polícia Militar da Bahia marca sua participação no Novembro Azul – campanha preventiva do câncer de próstata- inaugurando a iluminação cênica no Quartel dos Aflitos. Durante todo o mês, o quartel ficará iluminado em tom de azul para lembrar aos homens da necessidade de se prevenirem contra a doença. Um grupo de teatro e o coral da PM vão finalizar o evento.
Também integra a programação do Novembro Azul a apresentação do personagem “ Doutor Piaba”, com o humorista Renato Piaba, na praça do Hospital da Bahia (Stiep), no dia 11 (quarta-feira), às 20h, com entrada gratuita. O humor, segundo o urologista Juarez Andrade, professor adjunto de Urologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e coordenador do núcleo, será o chamariz para alertar os homens acima de 40 anos sobre a importância da realização do check-up regularmente.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) anualmente, o câncer de próstata apresenta cerca de 70 mil novos casos no Brasil. A campanha nacional surge devido ao atual quadro de incidência no país do câncer de próstata, responsável pela morte de 12 mil homens por ano e a segunda causa de óbitos no sexo masculino. A principal forma de prevenção ao câncer de próstata é a avaliação médica preventiva e periódica, conforme o urologista explicando que o câncer de próstata é uma doença assintomática e silenciosa na fase inicial e que, por isso, o diagnóstico precoce aumenta potencialmente as chances de cura.
Dr.Juarez afirma que a média geral de idade para a incidência da doença é entre 45 a 65 anos e cerca de seis em cada dez casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos. Disse ainda que embora o comportamento biológico do câncer de próstata seja mais agressivo e mais veloz no homem negro, no país ainda não há um programa específico que atenda a essa parcela da população mais vulnerável à doença. Essa pré-disposição genética atinge pacientes mais jovens, na faixa dos 30 anos, o que pode levar ao diagnóstico em estágio já avançado.
Afinal, os indícios da doença, como dor, dificuldade para urinar e perda de peso, só aparecem na fase avançada, ou seja, quando o tumor já está disseminado em outras áreas do corpo.
“O diagnóstico precoce é extremamente importante porque conseguimos curar cerca de 95% dos homens na fase inicial da doença, quando ela ainda está restrita à glândula. À medida que a doença já está disseminada, a possibilidade de cura cai para zero”, destaca.
Portal Saúde no Ar
A.V.