Qualcomm apresenta Zeroth em feira

A obileXpert  apresentou oficialmente  diversas tecnologias de ponta da fabricante norte-americana de chip no evento 3G/LTE Summit da Qualcomm em Hong Kong, durante  os dias 14 e 16 deste mês de setembro. Uma dessas novidades é a Zeroth.  Mark Shedd, o Diretor de Marketing da Qualcomm, explicou que Zeroth é uma plataforma de inteligência cognitiva e que , com ela, é possível analisar mais de 300 diferentes comportamentos pelo dispositivo que a incorpora assimilando o perfil dos usuários. Isso permitirá a interação com respostas rápidas do sistema, que aprenderá com o comportamento de cada usuário, podendo, por exemplo, poupar a bateria do smartphone ao entender os momentos apropriados para entrar em modo de descanso.

Como exemplo de aplicação prática também se pode pensar no reconhecimento de sons e imagens para identificar pessoas e objetos em vídeos e fotos automaticamente, aprender os padrões de uso do dispositivo móvel para se adaptar e prever o próximo passo a ser tomado pelo usuário através de um vídeo.

Isso é possível graças ao novo tipo de chip batizado de NPU (“Neural Processing Unit” ou “Unidade de Processamento Neural”), que tem como modelo de referência o cérebro humano, ou seja, se baseia no processamento em paralelo por meio de neurônios artificiais que estão interligados.

Outro video demonstra como funciona na prática esse processo de aprendizagem chamado de deep learning (“aprendizado profundo”). Você poderá conferir um robô mover-se em um laboratório tendo como objetivo explorar o espaço, ao passar pelas placas brancas ele recebe uma resposta positiva e aprende com ela, evitando as placas que são de outras cores.

Como se percebe, é um processo semelhante ao que aplicamos com animais de estimação ou até mesmo com uma criança, mas com grandes potencias em dispositivos móveis ou outras aplicações da indústria de tecnologia.

Além disso, Mark Shedd também falou que a Qualcomm programou dois lançamentos para o início de 2016. Inicialmente serão duas features: uma relacionada a segurança e batizada de Smart Protec. Presente no SoC (System on chip) Snapdragon 820, essa tecnologia implica em melhorias na privacidade do usuário e controle dos dados registrados por meio do sensor biométrico do aparelho. Smart Protect também auxiliará serviços anti-malware ao identificar novas ameaças em tempo mais ágil e monitorará os aplicativos e serviços em segundo plano, evitando o ataque de processos não autorizados.

 

Com informações da Qualcomm.

A.V

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.