Categories: Saúde Sexual

Ciúme não é amor

 

Por Henri Marie

Ter ciúmes significa prova de amor? Recorrendo ao dicionário encontramos três significados para o ciúme, dentre eles, está a inveja. Pode até parecer estranho, mas o ciúme parece combinar mesmo com a inveja, pois “a pessoa que sente ciúme de uma terceira está sentindo inveja daquilo que ela não pode proporcionar para o seu parceiro.”, garante o psicanalista Gilbert Lopes, em entrevista ao Saúde no Ar.

O ciúmes tem destruído muitos relacionamentos e há pessoas que acham que ter ciúmes é absolutamente normal, mas o que elas não perceberam ainda é o quanto este sentimento pode ser destrutível, não só do ponto de vista da pessoa alvo, mas até mesmo daquele que sente. O ciúme com reações desproporcionais, do ponto de vista médico, é considerado uma paranoia.

O ciumento tem sempre como foco, além do ser amado, uma terceira pessoa, pois ela representa uma ameaça de perda do parceiro (a). Isso é um duplo sofrimento para o ciumento, que nesse caso, é considerado doentio. “Quando o ciúmes é patológico, ele traz prejuízo para o ciumento e para todos a sua volta e é preciso ser tratado”, informa.

Segundo o especialista, não podemos condenar todos  que sentem ciúmes, pois uma terceira pessoa pode ser real e representar uma ameaça. Sendo assim, quem se sente  ameaçado aciona um mecanismo de preservação do seu parceiro, como algo instintivo. Esse tipo de ciúmes, o especialista afirma que é perfeitamente natural, porém chama atenção para o tipo de reação, isto é, se a pessoa domina seu sentimento. É isso que vai diferenciar o ciúme normal do doentio.

De acordo com Gilbert, não temos ciúmes só de nosso companheiro (a), muitas pessoas têm esse sentimento também em relação a seus irmãos, pais, amigos, colegas e até objetos, e esse é um ciúmes mais ligado ao sentimento de posse.

São muitos os fatores que levam ao ciúmes patológico, dentre eles, o narcisismo, ou seja, quando o indivíduo admira exageradamente a sua própria imagem e nutre uma paixão excessiva por si mesmo, exemplifica o psicanalista.

Ouça na íntegra a entrevista desta segunda-feira (12), no programa Saúde no ar, exibido de segunda à sexta às 8h pelas rádios Excelsior AM 840 e Web- Saúde no ar .

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Henri Mett

Share
Published by
Henri Mett

Recent Posts

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

7 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

9 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

9 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

9 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

9 horas ago

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

22 horas ago