Após suspensão no mês de outubro de 2021; a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) precisam realizar a prova de vida em 2022. O procedimento é necessário para manter o pagamento do benefício.
Anteriormente, entre março de 2020 e maio de 2021, a prova de vida havia tido a primeira suspensa por causa da pandemia de covid-19. Contudo, o procedimento teve retomada em junho do ano, mas suspenso novamente em outubro; após o Congresso derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro a uma lei que retirava a obrigatoriedade da prova de vida em 2021.
De acordo com o INSS, cerca de 3,3 milhões de segurados precisam fazer, entre janeiro e abril, a prova de vida referente a 2021. Caso o beneficiário não realize a prova de vida no calendário previsto, os pagamentos das aposentadorias e das pensões começarão a ser suspensos em fevereiro.
Calendário
Dessa forma, portaria publicada no último dia 28, no Diário Oficial da União, estendeu os prazos para realização da prova de vida, além de trazer o calendário que define as datas para os beneficiários que não realizaram o procedimento desde o ano de 2020.
Saiba como ajudar moradores das áreas afetas