PORTAL SAÚDE NO AR

Protetor solar sofrerá redução de preço

Protetor solar

Com a chegada do verão, a incidência de câncer de pele aumenta constantemente. Para combater a doença, o programa Farmácia Popular passará a disponibilizar o protetor solar em sua lista de remédios. Com o objetivo de reduzir o custo dos protetores para motivar a população a usar o produto e evitar os casos de câncer de pele, a proposta consta em um Projeto de Lei do Senado.

O projeto, criado pelo ex-senador Kaká Andrade, modifica a Lei 10.858/2004 para inserir os protetores solares entre os produtos oferecidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por meio da Farmácia Popular. O autor da proposta explica que apesar da importância do uso do protetor na prevenção do câncer e de outras doenças de pele, a utilização do produto no país é muito baixa, por causa dos altos preços cobrados.

Ainda de acordo com o ex-senador, o objetivo principal desta proposta é proporcionar a aquisição do filtro solar a pessoas de baixa renda, que não têm condições de arcar com mais essa despesa. Ele também acrescenta que nada mais justo que o Poder Público dar condições para que essas pessoas carentes adquiram o protetor solar sem custo nenhum.

Um dos tipos mais comuns de doença no Brasil, o câncer de pele equivale a 25% de todas as neoplasias registradas. Segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), realizado em 2014, aproximadamente 180 mil novos casos de câncer de pele foram notificados. E o uso frequente de protetor solar poderia ter evitado a doença em muitos casos.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.