Proteína que pode bloquear HIV é criada por cientistas nos EUA

Cientistas do Instituto de Pesquisa Scripps, na Flórida, criam uma nova molécula que pode ter a capacidade de bloquear infecções com o HIV. A descoberta que utiliza uma abordagem similar à terapia e transferência genética, foi publicada nesta quarta-feira (18).  De acordo com a pesquisa, o local onde o vírus se acopla à célula é bloqueado, com a nova proteína. Segundo o professor de doenças infecciosas no instituto e principal autor do estudo, Michael Farzan, a pesquisa é absolutamente 100% eficaz. E não há dúvida de que é, de longe, o inibidor mais amplo já criado. As informações são do jornal o Globo.

Para os cientistas envolvidos no projeto, a proteína seria melhor que qualquer vacina atualmente pensada. Testes com macacos tiveram resultados positivos, até mesmo quando receberam 16 vezes a quantidade de vírus comumente utilizada em experimentos. Farzan espera que os testes em humanos sejam iniciados dentro de um ano. Ele ainda destaca que o objetivo agora é mostrar que a proteína pode ser trabalhada de forma terapêutica.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.