“Prospecção defeituosa” leva à depressão

Ao contrário do que muitos pensam, uma visão pessimista do futuro pode não ser uma consequência da depressão, mas sim a causa.
A conclusão é dos pesquisadores Ann Marie Roepke e Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, em um artigo publicado no British Journal of Clinical Psychology.

Os dois pesquisadores realizaram uma revisão da literatura científica sobre a depressão e a “prospecção” –ou seja, a representação mental que as pessoas fazem sobre como o futuro pode ser. Eles identificaram três tipos de “prospecção defeituosa”, que podem levar à depressão:

1. falta de capacidade de geração de cenários dos “futuros possíveis”;
2. avaliação ruim dos “futuros possíveis”; e
3. crenças negativas sobre o futuro.

Já o humor deprimido, por sua vez, pode atrapalhar e empobrecer a prospecção, alimentando assim um ciclo vicioso, no qual a pessoa mergulha cada vez mais na depressão.

Esta conclusão está em linha com outros estudos, que demonstraram que o otimismo melhora a saúde e faz viver mais. Os pesquisadores sugerem que a prospecção “defeituosa” pode ser tratada por meio de estratégias da terapia cognitivo-comportamental (TCC), uma forma de “terapia da conversa”, que aborda os padrões de pensamento que podem levar a problemas com o humor ou o comportamento.

Os autores concluem no artigo que  uma compreensão de como a prospecção formata a psicopatologia pode permitir aos pesquisadores criar tratamentos mais eficazes e ajudar os indivíduos em dificuldades a criar futuros mais brilhantes em suas mentes e  antevendo futuros mais brilhantes, livrar-se das emoções negativas no presente.
Fonte: Diário da Noticia
A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.