Prorrogada vacinação contra sarampo

Campanha contra pólio e sarampo é prorrogada até dia 14 de setembro em unidades básicas da rede municipal .Apenas 88% das crianças de um a menores de 5 anos de idade receberam o apoio da vacina. A meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações é de vacinar 95% em cada município, porém os únicos que alcançaram a meta foram Amapá, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Espirito Santo e Maranhão.

Até o momento no Brasil foram confirmados 7 óbitos por sarampo, 4 deles em Roraima devido a grande quantidade de refugiados, o genótipo do vírus (D8) é o mesmo que circula na Venezuela que sofre com o surto da doença desde 2017. Já são 1.553 casos confirmados e mais de 6.000 em investigação. Saiba mais.

O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa, porém com alto índice de controle sendo possível a erradicação a partir da vacina. Em um artigo publicado pelos alunos de enfermagem da Universidade Católica De Quixabá, eles destacam a necessidade de políticas públicas efetivas para uma cobertura vacinal eficaz para grupos prioritários e com grandes riscos de contaminação.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) as doses contra polio e sarampo seguirão disponíveis em 125 postos de salvador das 08hrs às 17hrs, alguns estarão funcionando com horários estendidos até às 20hrs.

LISTA DOS POSTOS QUE FUNCIONARÃO COM HORÁRIO ESTENDIDO:

  • USF Clementino Fraga (antigo 5º centro de saúde) – av. Centenário, s/ nº, Barris
  • Multicentro Amaralina – av. Visconde de Itaboray, 113 – Amaralina
  • Multicentro Liberdade – rua Lima e Silva nº 217 Liberdade
  • 12º Centro de Saúde Alfredo Bureau – rua Jaime Salponick, conj. Guilherme Marback
  •  Centro de Saúde José Mariane – Avenida Dorival Caymmi, s/nº – Itapuã

 

Fonte: SMS, MS.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.