Ícone do site

Propriedades do milho para a saúde

Considerado um alimento muito completo, o milho, é benéfico para combater diversas doenças como problemas de diabetes ou hipertensão arterial. O alimento contém vitaminas A, B e E, além de uma série de minerais que favorecem o metabolismo do corpo.

O milho é também uma importante fonte de antioxidantes que evita a formação de radicais livres, assim como doenças cancerosas. O alimento há alguns componentes principais que são utilizados com sucesso para combater tumores de mama e câncer de próstata. O produto quando cozido, aumenta suas propriedades antioxidantes.

Completo em vitaminas, seu consumo é vital para um bom desenvolvimento do sistema nervoso, em qualquer fase da vida. Rico em vitamina A, é considerado um nutriente essencial para o funcionamento da visão e o frescor da pele. O alimento, é bastante recomendado para mulheres grávidas, pois ajuda o crescimento integral do feto.

O milho é rico ainda em vários minerais como: cobre, ferro, magnésio, zinco e fósforo, auxiliando o equilíbrio do organismo, a exemplo, o ferro que previne a anemia. O magnésio é excelente para manter a saúde de bom coração. Fósforo, por sua vez, intervém no crescimento de tecido ósseo.

É  bom ter conhecimento que  apenas consumir  uma xícara de milho, já estamos obtendo a 9% do valor diário recomendado de proteína no corpo. No entanto, o milho não contém todos os ácidos aminados necessários para o bom desempenho orgânico. Mas devido o valor da proteína encontrado, é  ideal faça a combinação com outros alimentos, assim como feijão.

O alimento saboroso é também uma importante fonte de fibra. Portanto, consumo ajuda a regular a digestão, os níveis de colesterol no organismo e a glicose, diminuindo assim o risco de doença cardiovascular.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile