Portal Saúde no Ar

 

Propostas sobre regulação

Diversos movimentos e associações que representam os interesses de pacientes e seus familiares participaram, nesta quarta-feira (14/09), de uma reunião com a diretoria da Anvisa sobre as prioridades de ações regulatórias para o próximo biênio.

No encontro, que pode ser definido com pioneiro, os participantes foram recebidos pelo diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, que, na sala de reuniões da Diretoria Colegiada da Agência, em Brasília, ouviu durante duas horas as principais propostas e sugestões dessas organizações.

“É a primeira vez que a Anvisa recebe, de maneira conjunta, todas as associações de pacientes que têm relacionamento com a Agência”, destacou Jarbas Barbosa.  “É importante reuni-los e receber deles, conjuntamente, as sugestões sobre como melhorar o funcionamento da Anvisa em temas que são críticos para eles, como, por exemplo, ampliar a realização de ensaios clínicos ou o acesso mais rápido a medicamentos para doenças raras ou novos oncológicos, entre outros temas”.

O encontro contou com representantes de pessoas acometidas por diferentes tipos de agravos, como a doença falciforme, síndromes neurológicas pediátricas graves, mucopolissacaridose, porfiria e até a menos conhecida paramiloidose.

“Acredito que, com as sugestões das associações, nós completamos esse processo de ausculta aos vários setores com os quais a Anvisa se relaciona, de maneira que nossa agenda regulatória olhe e tenha a perspectiva importante que é a dos pacientes, que, em última análise, são os maiores e principais objetos da nossa atividade regulatória”, ressaltou o diretor-presidente.

Redação Saúde no Ar

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.