Grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Acre ( Ufac) realizam projetos colaborativos para combater a pandemia do coronavírus usando solução de bicarbonato de sódio.
O projeto acontece em parceria entre alunos de iniciação científica do curso de Medicina da Ufac; bem como profissionais de saúde do Estado do Acre, do Instituto de Perícias Judiciais do Rio de Janeiro e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Além disso, as pesquisas já acontecem a um ano, por meio do uso da solução de bicarbonato de sódio por membros da comunidade e profissionais de saúde em contato ou não com pacientes cujo teste de covid-19 deu positivo. Dessa forma, pessoas desses três grupos são monitoradas pela equipe de pesquisa. O projeto de tratamento utiliza solução de bicarbonato de sódio em pacientes leves, que permanecem em casa, pacientes em estado moderado com internação e pacientes em estado grave que ficam internados e intubados em UTI.
Contudo, para aplicação da solução em casos moderados ocorre no Hospital Geral Dr. Sansão Gomes, em Tarauacá (AC); em casos graves ocorre na UTI do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), com participação da professora de Anatomia e Fisiologia da Ufac e uma das coordenadoras dos projetos, Carolina Pontes Soares.
De acordo com a líder das pesquisas “No caso de pacientes isolados, que se encontram em domicílio, temos mais de 200 pessoas. Até o momento, obtivemos bons resultados.”
Além disso, a pesquisadora, diz que a solução de bicarbonato de sódio ajuda a limpar o sistema respiratório, impedindo a fibrose pulmonar, que é um dos comprometimentos da covid-19. “A solução é um bronco dilatador; faz com que o paciente responda melhor à medicação e, com isso, tenha maior recuperação, evitando a intubação.”
Veja também: Estudo brasileiro comprova presença de partículas de Covid-19 no ar