Projeto “Gestão Itinerante do Ministério da Saúde” visitará todas as capitais do país

Neste mês, terá início o projeto “Gestão Itinerante do Ministério da Saúde”, cujo objetivo é trabalhar na ponta junto aos entes federados, as principais pautas da saúde a fim de fortalecer a gestão interfederativa e a Atenção Primária à Saúde. Coordenado pelo  Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa, a iniciativa faz parte do Termo de Cooperação firmado entre o ministério e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS).

O médico e professor maranhense Allan Garcês, atual Diretor do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa-DGIP da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde afirmou: “A finalidade deste projeto e colocar o Ministério da Saúde como parceiro à disposição dos gestores para juntos realizarmos uma gestão compartilhada e alinhada com as principais pautas e ações da nova gestão do Ministro Mandetta e do Governo Bolsonaro.
Ainda segundo Alan a previsão é que finalizaremos este trabalho em julho do ano que vem”.

Alagoas, Roraima e Maranhão serão as primeiros unidades da federação a receberem o projeto que será realizado a partir de encontros mensais nos estados com os gestores estaduais e municipais de saúde. Dentre as pautas a serem discutidas estão a Atenção Primária à Saúde, Regionalização e Governança, Instrumentos de Gestão, Planejamento de Gestão Integrada e Participativa, Atenção da Saúde Indígena, Atenção Especializada e Vigilância em Saúde.

Como resultado desta iniciativa, o Ministério da Saúde pretende fortalecer a articulação tripartite e da gestão de instrumentos de planejamento do SUS, desenvolver uma Rede de Comunicação como estratégia para o aprimoramento das relações interfederativas, além de identificar as condições de operação das Superintendências Estaduais do Ministério da Saúde.

O projeto será executado de setembro de 2019 a outubro de 2020, em todas as capitais do país.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.