Portal Saúde no Ar

 

Projeto de lei prevê isenção em concursos para doadores de órgãos

Novo Projeto de Lei (PL), prevê que doadores de órgãos recebam isenção na taxa de inscrição em concursos públicos. O deputado Patrick Lopes (Avante) enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) o projeto que garante a isenção dos valores das provas realizadas na Bahia pelos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e pelas universidades.

Além disso, o parlamentar incluiu os doadores de um dos rins ou de parte do pulmão, do fígado ou da medula óssea, órgãos que podem ser doados em vida. No pedido, o deputado argumentou que é crescente o número de pessoas que realizam concursos. “São milhões de brasileiros envolvidos nesse processo”, garantiu Lopes, adiantando que seu projeto é, “sem dúvidas”, uma oportunidade relevante para estimular a doação.

Na análise do autor, a isenção “pode ter um impacto significativo para a redução do déficit de doadores no Brasil”.

De acordo com o deputado, a proposição é constitucional e atende ao Art. 24, Inciso XII da Carta Magna, que versa sobre aqueles que, comprovadamente, sejam doadores de órgãos pós-morte, e atestem essa condição por documento emitido pela entidade coletora ou órgão oficial, credenciados pela União, pelo Estado ou pelo Município, ou que conste na carteira de identidade.

 

Foto: Reprodução

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe