O Projeto de Fortalecimento de Pequenos Negócios, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) em parceria com o Sebrae, disponibiliza consultorias para as empresas. Desde o lançamento, em 2021, já foram realizadas 1.003 adesões por empresas localizadas em 134 bairros da capital baiana.
As ações têm foco em seis soluções: Presença Digital do Zero, Finanças – Gestão do Caixa, Renova Varejo, Revigora Turismo, Gestão Eficiente de Bares e Restaurantes e Delivery. Os empresários e gestores escolhem a opção que mais precisam e, assim, recebem a orientação e dicas dos consultores do Sebrae, para aplicarem nos próprios negócios, de forma organizada e planejada.
O empresário do ramo de engenharia, construção e reformas Antônio Mota, 38 anos, recebeu mentoria sobre fluxo de caixa e considera a iniciativa muito importante para ajudar pequenos empresários. “A Prefeitura disponibilizou de forma gratuita uma oportunidade que não teria condições nenhuma de arcar. Aprendi demais sobre fluxo financeiro e esse aprendizado tem feito a diferença no meu negócio”, afirma.
O empresário acrescenta que os ensinamentos têm ajudado bastante na organização das contas da empresa. “Recebi noções valiosas de como definir cada etapa, cada processo executado de forma viável e tocar minha atividade com mais sucesso financeiro”, explica.
A secretária da Semdec, Mila Paes, destaca a relevância do projeto. “Temos contribuído muito para a sustentabilidade dos pequenos negócios, tornando-os mais competitivos no mercado, além de gerar emprego e renda e expansão de desenvolvimento econômico de Salvador”, declara.
Com investimentos que somam R$20 milhões, o programa é fruto de uma parceria da administração municipal com o Sebrae, firmado em junho de 2021. A previsão é de que, até o final deste ano, ações de fortalecimento sejam oferecidas a 6,4 mil microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
Consultoria – A procura pela consultoria tem sido maior pelos temas Finanças – Gestão do Caixa, Presença Digital do Zero e Renova Varejo. As orientações podem ser no formato individual ou em grupo, on-line ou presencial. Para se inscrever ou obter mais informações, o interessado deve acessar o link.
Foto: Bruno Concha/Secom PMS