Proibição de gordura trans reduz mortes na Dinamarca

As taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares caíram significativamente após proibição do uso de gordura trans na Dinamarca, revela uma pesquisa publicada no “American Journal of Preventive Medicine”. O estudo foi baseado em análises de dados sobre doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e taxas de mortalidade, antes e durante a proibição. As informações são da Reuters.

Dados mostram que as mortes causadas por doença cardiovascular caíram de 359,9 para 210,9 por 100 mil habitantes, entre 2003 e 2012.  Já no período entre 2004 e 2006, esses índices caíram 4% –  equivalente a 750 mortes a menos por ano nesse período. As taxas reduziram também a partir de 2007, entretanto, com a prática das novas leis antitabagismo, nesse período, o que pode ter influenciado nos resultados, segundos os pesquisadores.

Em entrevista a Time, o pesquisador Brandon Restrepo do Instituto Universitário Europeu, que conduziu o estudo, enfatizou saber uma forte relação entre o consumo de gorduras trans e doenças cardiovasculares, no entanto, queria avaliar se as políticas levaram a uma redução nas taxas de doenças e mortalidade cardiovasculares.

A redução de mortes por doenças cardiovasculares, após proibição do uso de gordura trans é considerado um ótimo exemplo na Dinamarca, o que pode incentivar outros países a tomarem iniciativas semelhantes.

As gorduras trans está presente em pequenas quantidades em alimentos de origem animal, como leite e carne bovina, mas especificamente, encontrado nos alimentos industrializado como biscoitos, batatas fritas, pizzas, dentre outros, que tem por finalidade aumentar o sabor, textura e validade.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.