Em outubro, o programa “Zero Morte Materna por Hemorragia”, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), executado através da Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC), chega em Alagoinhas (dias 17 e 18) e Jacobina (dias 24 e 25). As oficinas, que são realizadas em parceria com o Ministério da Saúde, têm por objetivo a formação de multiplicadores regionais no manejo das hemorragias, bem como no uso do traje antichoque. O acompanhamento das oficinas é feito presencialmente equipe da DGC/Área Técnica da Saúde Mulher.
Ao todo serão contemplados 62 municípios das regiões de saúde de Vitória da Conquista, Ilhéus, Porto Seguro, Feira de Santana, Jacobina, Juazeiro, Barreiras e Alagoinhas, além da capital Salvador. Com estimativa de contemplar cerca de 200 profissionais entre médicos e enfermeiros obstetras, das 70 unidades hospitalares e maternidades da rede SUS Bahia, envolvendo as nove macrorregiões de saúde do estado.
A Bahia recebeu do Ministério da Saúde, 64 trajes antichoques não pneumáticos (TAN), que serão entregues às unidades hospitalares, após a realização de cada oficina. A redução da mortalidade materna na Bahia é uma prioridade do Governo, assim como do Ministério da Saúde. Entre as principais causas diretas de mortes maternas no estado estão os transtornos hipertensivos e as hemorragias, sendo ambas causas evitáveis.
Esta ação impactará na melhoria da atenção à saúde materna no Estado e na redução da mortalidade materna por hemorragia. Desta forma, contribuirá também na implementação da Rede Cegonha na Bahia, uma iniciativa do Governo Federal que consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.
Fonte: Sesab
Foto: Google
Redação Saúde no Ar