Portal Saúde no Ar

 

Programa Vacina Bahia é lançado, em Madre de Deus, com meta de ampliar imunização

Aumentar as coberturas vacinais em toda a Bahia é o objetivo do Governo do Estado com o Programa Vacina Bahia.

Lançado nesta terça-feira (28), em Madre de Deus, pelo governador Jerônimo Rodrigues, pelo vice-governador, Geraldo Júnior, e pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana,

O objetivo é  fortalecer todo o calendário vacinal, principalmente no grupo de crianças até um ano de idade, com foco no aumento da cobertura das vacinas contra a Poliomielite, Pentavalente, Pneumo 10 e Tríplice Viral.

Atualmente, a Bahia tem cobertura vacinal de 73,7% para Poliomielite; 74,1% para Pentavalente; 78,3% da Pneumo 10 e 75% da Tríplice Viral. A meta do Estado é que o índice alcance, no mínimo, 95% do público alvo de cada vacina.

“Esse programa de vacina tem duas frentes: os idosos e as crianças. Mas teremos responsabilidade com as comunidades tradicionais, com indígenas, com quilombolas e com ribeirinhos. Quem trabalha na área de saúde também tem prioridade, assim como quem está recluso em algum sistema prisional”, declarou o governador.

A titular da Saúde, Roberta Santana, explica a estratégia para alcançar todos os públicos na imunização. “Estamos retomando essa pauta importante da nossa gestão, ressignificando a questão da ciência, da vacina, no papel de educar os pais, incluir as pessoas também nas escolas. Além de disponibilizar outros veículos itinerantes, rodando algumas cidades, para que a gente possa se dirigir às pessoas que não possam ir até os postos de vacinação”, pontuou.

O Programa Vacina Bahia abrangerá todos os municípios baianos com realização de ações de imunização nas escolas e disponibilização de 10 veículos para vacinação itinerante (áreas rurais, povos tradicionais, povos originários e vulneráveis).

Haverá ainda a premiação dos municípios destaques com a doação, pelo Estado, de dois computadores para os 20 melhores municípios com cobertura vacinal que atingiram pelo menos 95% de cobertura das vacinas Poliomielite, Pentavalente, Pneumo 10 e Tríplice Viral. Após seis meses do início do Programa, o município que aumentar a cobertura para pelo menos 95% será premiado com o selo de município amigo da vacina. Os 10 municípios baianos, com menos de 100 mil habitantes, com coberturas vacinais inferiores a 60% para estes quatro imunizantes são Madre de Deus, Entre Rios, Pilão Arcado, Santo Amaro, Arataca, Belmonte, Camamu, São Francisco do Conde, Antônio Gonçalves e Glória.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe