O Saúde Sem Fronteiras será lançado no dia 2 de outubro em Porto Seguro, com a campanha Outubro Rosa – em combate ao câncer de mama – destinada especialmente para as mulheres. O programa desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado – Sesab, integra os serviços de rastreamento do câncer de mama – mamografia, oftalmologia, odontologia – Odontomóvel e doação de sangue – Hemóvel.
Com investimento anual de até R$ 40 milhões, os serviços foram integrados e ganharam atenção redobrada, com mais veículos e atividades indo aos quatro cantos do estado. Além dos serviços realizados em unidades fixas, o programa Saúde Sem Fronteiras foi ampliado e agora possui 16 veículos, com perspectiva de crescimento. Os serviços pretendem chegar para a população em lugares de difícil acesso.
Nesta semana, o programa rastreamento do câncer de mama chega ao recôncavo baiano, nos municípios de Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe e Muritiba. Recentemente, este programa beneficiou a população feminina das regiões de Paulo Afonso – Nordeste e Barreiras – Oeste. O programa rastreamento do câncer de mama já percorreu 280 municípios e realizou aproximadamente 220 mil exames de mamografia, entre 2011 e 2014, segundo a Sesab.
Realizado através de seis unidades móveis, o atendimento, oferece as mulheres mamografias inconclusivas, além de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.
Caso o diagnóstico seja positivo, as mulheres são submetidas ao tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico – realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
L.O.