Portal Saúde no Ar

 

Programa Permanecer SUS acolhe estagiários nesta quinta(12)

O acolhimento dos 100 estagiários do Programa Permanecer SUS ocorrerá nesta quinta-feira (12), às 9h, no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo. Estes estagiários, que foram aprovados em seleção pública e farão o primeiro acolhimento do cidadão nas unidades de saúde, O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas e diretores das 16 unidades estarão presentes no evento que receberá os estudantes.

O Programa PermanecerSUS, iniciado em março de 2008, sob responsabilidade da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), em parceria com a Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), estruturas da Superintendência de Recursos Humanos (Superh), se traduz como um programa que integra ensino-serviço, contribuindo, por um lado, na potencialização do acolhimento e práticas humanizadas nas unidades e, por outra perspectiva, na reorientação da formação profissional dos futuros trabalhadores da Saúde, em consonância com o projeto ético-político do SUS.

O acolhimento desenvolvido pelos estudantes dentro da prática de estágio como dispositivo da humanização também é assumido como orientador do processo pedagógico, que aposta no “trabalho como princípio educativo”, utilizando as experiências de acolhimento para a formação crítico-reflexiva do cotidiano dos serviços.

A prática de acolhimento estimula os estudantes a estabelecerem vínculos solidários com usuários e trabalhadores, de modo a potencializar a garantia de acesso e informação, com qualidade, fortalecendo o direito dos usuários do sistema de Saúde. Essa experiência provoca o repensar na organização, no cuidado e atenção por parte do próprio serviço de Saúde, contribuindo na ampliação do acolhimento e qualidade da assistência.

Fonte: Superh

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.