Nesta terça- feira, (10/03),no Programa Excelsior Saúde, ( Rádio Excelsior), Patrícia Tosta, entrevistou, Sérgio Simões do Programa de Educação pela Paz ( PEP), que possui uma parceria com a Fundação Prem Rawat e a advogada, Elizabete Brandão, coordenadora do Consensual de Conflitos (Cejusc) de Simões Filho.
Tema da entrevista: A humanização na solução dos conflitos, um direito de todos.
Os Cejusc’s são unidades destinadas à realização de sessões e audiências de mediação e conciliação, vinculadas ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). O Cejusc busca agilizar processos e oferecer amplo acesso à Justiça, de forma gratuita e sem formalidades, beneficiando todos os envolvidos.
O Projeto Sementes e o PEP – Programa de Educação para a Paz, da Fundação Prem Rawat (TPRF) tem como objetivo ajudar os participantes a descobrirem os seus recursos interiores como a capacidade de escolha a esperança e a possibilidade de paz pessoal. O PEP é um programa educacional inovador, orientado por voluntários, composto por 10 vídeos focados em conteúdos baseados em palestras de Prem Rawat, considerado por algumas instituições como o embaixador mundial da paz. Os temas são: Paz, Apreciação, Força Interior, Autoconhecimento, Clareza, Compreensão, Dignidade, Capacidade de Escolha, Esperança e Contentamento. (Jorge Roriz)
Através do Programa de Educação para a Paz (PEC) e parceria com o Projeto Saúde no ar, o Programa Excelsior Saúde exibe uma vez ao mês, apresentamos o quadro Brasil do Bem, humanitário e sem cunho político nem religioso .
A cada edição são entrevistadas pessoas e/ou instituições que realizam trabalhos que resgatam nas pessoas valores e sentimentos de humanidade. Pode ser trabalho voluntário, trabalho social, e/ou trabalhos assalariados, com fins lucrativos etc, desde que o foco e o resultado sejam resgatar a humanidade, as vezes enfraquecida por ganancias, ignorâncias, interesses pessoais, etc.
Recentemente foram entrevistados por esse canal Ina de Abreu, dona do bem sucedido restaurante Mestiço, em São Paulo, que trata seus garçons e equipe como ela quer que eles tratem os clientes, ou seja, de forma humana. Assim como também instituições como a Santa Casa de Misericórdia da Bahia, o hospital Martagão Gesteira, Grupo Amigas de Dulce, Pastoral do Empreendedor e pessoas simples que têm trabalhos sociais desconhecidos mas que auxiliam muita gente.
Na edição desta terça-feira (10.03) o papo foi com a Dra Elizabeth Brandão, Advogada e Coordenadora do CEJUSC , Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções e disputas, de Simões Filho.
Durante o programa foram passadas informações sobre a existência de uma alternativa mais humanizada para a resolução de processos e questões. Dra Elizabete entre outras coisas esclareceu a diferença entre: conciliação e mediação, “ a mediação realmente resolve, se restabelece o diálogo entre as partes que já nem se olhavam e por esse processo de ajuda, passam a se compreenderem e voltam a se comunicarem restabelecendo o diálogo e eles próprios encontram a solução para aquele conflito”, ressaltou .
O Programa de Educação para a Paz da TPRF, The Prem Rawat Foundation está presente em escolas, universidades, prisões, etc, em mais de 80 países. Agradecendo a atenção
Veja o vídeo da entrevista do Programa Excelsior Saúde desta terça-feira, (10.03) que abordou o tema: BRASIL DO BEM: A humanização na solução dos conflitos – Um direito de todos. Contando com as participações de Sérgio Simões, voluntário da Fundação Prem Rawat e da Dra. Elizabeth Brandão, Advogada e Coordenadora CEJUSC de Simões Filho.
Para saber mais sobre o PEP –Programa Educação pela Paz da The Prem Rawat Foundation, basta acessar o site: conhecer.org.